sexta-feira, 6 de maio de 2011

Cederno de esboços - Dica*

Desde semana passada que todos nós, la da sala de desenho técnico do vestuário, procuramos pelos benditos "cadernos de esboços". Eu comprei um moleskine da farm, algumas pessoas mandaram encadernar folhas de papel 40kg e outros pensaram em pedir o americano "fashionary"..mas como dizem, quem procura acha, e não é que eu achei um incríivel, com um ótimo preço (em comparação ao fashionary) aqui mesmo em Fortaleza?! haha Hoje eu estava com um tempinho livre e fui até a Saraiva Mega Store do Shopping Iguatemi, e tanto procurei que acabei encontrando um caderninho escondido entre alguns livros, não acreditei quando vi que o que eu tinha nas mãos era um objeto de desejo de muiiitos colegas de sala, e que ninguém tinha conseguido achar a não ser no site americano, que demora pra chegar, custa quase 17 dólares e ainda tem frete pra pagar! Não demorei e sem pensar procurei logo um caixa pra saber quanto custava o achado, e pasmem, pois custa somente R$ 44,49 e pra quem é cliente Saraiva Plus ( uhu \o) custa ainda menos, R$ 37,82! Não pensei duas vezes e comprei na hora! (*No Amazon.com esse que eu comprei custa em média 13 dólares)

O modelo é o "FASHION SKETCHPAD" e é LINDO! Eu pessoalmente, amei, olhem só:

Ah, e um detalhe super importante dele, tamanho A4 galeera! Essenciaaal! O Fashionary ao lado dele é fichinha! kkk
Mais detalhes de perto:

E o melhor de tudo para quem não é um talento no desenho: as bonequinhas impressas nas folhas:
OBS: Não lembro como é no Fashionary, mas nesse, existem várias posições da boneca, além de ter páginas na vertical e na horizontal, podemos variar no caimento da roupa mudando a posição! LUXO!

 
Não da pra ver muito bem, mas percebam algumas variações da posição da modelo
 
Esse é o Fashionary!
 Agora você que não faz moda, e não tem a mínima noção do que estou falando, calma que eu vou explicar!


Caderno de Esboços, é algo utilizado por muitos artistas, estilistas, etc, que querem juntar suas ideias de forma não necessariamente organizada, mas que possam sempre voltar lá naquela página qualquer pra pesquisar algo. Esses cadernos são muito usados nas faculdade, onde estamos aprendendo a pensar de maneira organizada, são neles que fazemos nossos primeiros esboços, suspiros iniciais de coleções, rabiscos, junção de ideias que poderão ser aproveitadas nas próximas semanas ou daqui a alguns anos. Vários Estilistas, como por exemplo o Ronaldo Fraga, usam cadernos de esboços!
É uma maneira muiiito bacana, que proporciona prazer e diversão e que pode ser usado como fonte de inspiração, para início de coleção!

IMPROVISANDO!
Lembra que no começo do post eu falei que algumas pessoas da sala fizeram um improvisado, encadernando folhas de papel 40kg?! Então, eu fiz um também, só que como comprei esse novo, vou ficar usando o improviso só para recortes e colagens, olha só o meu, e como é uma ótima maneira de buscar inspiração:




 Como estou criando uma coleção para o trabalho com o tema "Verão Retrô" Busco fotos, recortes, imagens, textos, que me façam pensar no tema, e desenvolver algo bem legal (:
Gostou? Mesmo que você não faça faculdade de moda, esse é um ótimo exercício, e é super simples de fazer, 100 folhas de papel 40g, uma folha de papel colorido Vivaldi (para a capa, opcional) e a gráfica mais perto de você, mandou encadernar, agora é so soltar a criatividade, o primeiro exercício é a capa eim!
DICA: Quando fizer a capa, deixe uma ou duas folhas livres, pra quando você enjoar dela ter a opção de arrancar e criar outra! :)

Um comentário:

  1. Hello Lara,
    Just stumble upon your review and comparison :)
    This is Penter from Fashionary.
    I just use Google Translate to read your post so maybe I got something different ~~

    I think we are different from the Fashion Sketchpad as we only focus on speed sketching and convenience. Designers like to use us just for quick sketching ideas like doing it in the show room, on the road or even during the fashion show.

    Hope this will let you understand us more :) We also got frustrated that we can't be located in your country, we will work this out.

    Thanks again!
    Cheers,
    Penter

    ResponderExcluir