segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Vida de uma estudante de moda - História da Indumentária

Aiii que feliz, primeiro dia de aula! Como eu já havia estudado um ano na mesma faculdade antes, o espaço, métodos e alguns professores já me são familiares, então é bem mais fácil se adaptar e gostar (;
A minha primeira aula da semana foi História da Indumentária, que rende um assunto danado, e o pessoal não para de discutir! Muito bom, adorei (:
Amanhã tenho aula de Linguagem visual..ansiosa!
-
-
Dicionário: in.du.men.tá.ria = relativo ao vestuário, vestimenta.
-
-
A cadeira de Indumentária retrata ao vestuário desde os tempos antigos, a atualidade, como se voltássemos nos tempos de escola pra estudar História, mas dessa vez focando nas roupas e modos como as pessoas as usavam, como elas se vestiam, seus adornos e vestes, teriam começado a serem usados simplesmente pra cobrir, por pudor? Olhando pelo lado da religião, onde Adão e Eva após cometerem o pecado de provar a fruta proibida, teriam se envergonhado e se coberto com a folha da figueira, ou como modo de se destacar das classes baixas, como na idade média, onde o purpura, (roxo) era extraído de algas para tingir as vestes,e por ser caro, só os nobres usavam aquela cor. Com o surgimento de uma nova classe, os burgueses(comerciantes), que possuíam riquezas, mas não status, aquela cor em si ficou cada vez mais difícil de ser exclusivamente nobre, já que os burgueses queriam imitar os nobres. Dai desencadeia outro assunto como as cópias e imitações que já podem ser notadas de muito tempo até hoje..e assim a história da Indumentária é altamente rica em detalhes, curiosidades, que podem proporcionar tantos e tantos debates interessantes.

Idade Média, na minha opnião uma das épocas mais incríveis de se estudar a História da Indumentária, não só pelo contexto visual e pelo aspecto das roupas, mas pelo também pelo contexto histórico tão rico de acontecimentos!

Gente, semana passada eu estava na livraria Saraiva Mega Store, daqui de Fortal, no Shopping Iguatemi, e sempre fico olhando os livros um pouco, porque se tem uma coisa que sou viciada tanto quanto roupas, são livros! E achei um que adorei, apesar de não ter lido muito, gostei das imagens e do formato que o livro trata o assunto, é esse:

História ilustrada do Vestuário.
Dependendo da indicação dos livros da professora dessa cadeira, tem chances de eu comprar esse danado aii..caso aconteça falo um pouquinho mais dele depois!
PS: Por favor, se alguém tiver esse livro e quiser dividir sua opinião, sinta-se a vontade! Agradeço!
:*

3 comentários:

  1. eu já pensei em comprar esse livro XD mas é caro '-'

    ResponderExcluir
  2. Oi Lara,
    Esta matéria deve ser fantástica. Eu vou acabar comprando este livro.
    Bjkas

    ResponderExcluir
  3. Adoro História da indumentária. O livro deve ser um luxo!!
    Beijo :*

    ResponderExcluir