quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Vida de uma estudande de moda - Linguagem visual.

Ontem tive aula de Linguagem visual, e como já havia feito essa cadeira em design de interiores, já estou beem familiarizada com o assunto, eu nem precisava mais fazer essa cadeira, mas decidi fazer novamente pois a visão da moda é diferente de interiores..e também porque envolve tantos assuntos que eu gosto, que vai ser bom ver tudo denovo e ter oportunidade de estudar mais um pouco!

Linguagem visual envolve assuntos como estudo das cores, linha, forma, textura, símbolos, ícones, o que nós faz perceber alguns aspectos ou não percebe-los, o posicionamento a forma como as coisas são colocadas, e tantas outras coisinhas que fazem a diferença, seja no mundo da moda, no design de interiores, na publicidade e propaganda, jornalismo, fotografia e etc,.


Um dos principais assuntos estudados nessa diciplina são as Leis da Gestalt abordados não só na moda, mas em tantos outros curso. A Gestalt trata-se da percepção, do lado psicológico da forma.

"Segundo a Gestalt o cérebro é um sistema dinâmico no qual se produz uma interacção entre os elementos, em determinado momento, através de princípios de organização perceptual como: proximidade, continuidade, semelhança, segregação, preenchimento, unidade, simplicidade e figura/fundo. Sendo assim o cérebro tem princípios operacionais próprios, com tendências auto-organizacionais dos estímulos recebidos pelos sentidos.''



2 comentários:

  1. muito legal :D
    http://oha-ayo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Até na odontologia a gente teve noções da percepção visual para as aulas de estética. ADORO essas figuras com "duplo sentido". Haja criatividade!

    ResponderExcluir