quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Introdução ao DDM - Trabalho: Produção de moda na Fic.

Então gente, ontem na aula de Introdução ao design de moda, a prof. Manu causou frisson na galera! Passou um trabalho óteeemo! Toda a sala se dividiu para produzir um desfile na faculdade, com alguns looks inspirados nos anos 20, 50, 60, 70 e 80! E é claro, a amiga aqui vai fazer toda a cobertura do babado! Além de ser a 'jornalista' oficial da produção toda, fiquei responsável pela liderança da equipe de fotografia (amo!). Com algumas muiiiiitas idéias, e muita inspiração nos editoriais da ELLE, vamos arrasar nesse desfile! E já que se trata de moda, espalhada em décadas de história, vamos lá a uma breve pesquisa sobre o assunto!

A Era do Jazz, os anos 20 foram marcados pela prosperidade, liberdade, e pelas mulheres modernas e charmosas de melindrosa! A sociedade dessa época frequentava óperas, teatros e cinema.
A moda finalmente começava a mudar, deixando pra lá os espartilhos usados até então, no século 19, permitindo ainda o uso de maquiagem, pernas e colo de fora. Os vestidos eram mais curtos e a silhueta tubular, geralmente de seda, mais confortáveis e facilitando os movimentos da dança do momento, - Charlestoon. As meias eram da cor da pele, e o chapéu tornou-se acessório obrigatório.
A Década foi marcada por um nome, - Coco Chanel, Gabrielle. A estilista lançou tendência
 após a outra, todas com sucesso. Cortes retos, capas, calças, alfaiataria, cabelos curtos, boinas e colares compridos, Chanel tornou-se ícone.
No Brasil, a Semana de Arte Moderna foi o grande acontecimento cultural do período, lançando bases para a busca de uma expressão tipicamente brasileira, que começaria a surgir nos anos 30.

PS. Dica: Filme - Coco antes de Chanel

Anos 20, hoje.
Anos 20, tão moderno, tão retrô.


Moda dos anos 50, época de feminilidade, fartura e glamour. A guerra acabou, e o racionamento de tecidos também, vestidos com metros de tecidos, cintura bem marcada, na altura dos tornozelos, sapatos bem altos, peles, jóias e luvas eram a pedida da vez. Pode-se dizer que a alta costura viveu seu auge na década de 50, nomes importantes como Hubert de Givenchy, Pierre Balmain, Chanel, Madame Grès, Nina Ricci e Christian Dior, fizeram da época a mais glamourosa, repleta de sofisticação e riquesa.
Por outro lado, a juventude americana fervia com o novo som que surgia, o rock and roll, que trazia consigo um novo estilo, entre eles o colegial, seja de moda, ou de vida. As saias rodadas entraram em cena junto com o jeans, suéter e sapatos baixos.
''Ao final dos anos 50, a confecção se apresentava como a grande oportunidade de democratização da moda, que começou a fazer parte da vida cotidiana. Nesse cenário, começava a ser formar um mercado com um grande potencial, o da moda jovem, que se tornaria o grande filão dos anos 60. ''
Símbolos de beleza dos anos 50, Grace Kelly e Audrey Hepburn retratavam a naturalidade ingênua e chique, mas os grandes símbolos da época foram Marilyn Monroe e Brigitte Bardot, a mistura entre as pin-ups americanas, com a ingenuidade feminina, e a sensualidade.

Os anos 60 começaram com a explosão do rock and roll, balançado pelo som de Elvis Presley, as saias rodadas eram deixadas de lado, e as calças cigarretes entravam no lugar da mesma. A maneira de se vestir se tornava cada vez mais relacionada ao comportamento, o mercado consumidor estava virado para o público jovem, uma maneira de se vestir só deles, sem derivações de roupas dos mais velhos, o que representava uma liberdade, a palavra mais cobiçada da época.
As camisas sem gola e o jeans começaram a se tornar unissex, uma nova leitura de moda, as mulheres ousavam vestir roupas antes proibidas. A alta costura caia cada vez mais, e Yves Saint Laurent saiu na frente com as butiques de prêt-à-porter de luxo, que se multiplicariam pelo mundo também através das franquias.
As confecções ganhavam visibilidade e o costureiro passou a ser estilista, as novidades e a criatividade pedia passagem.
Um dos ícones da época foi a modelo Twiggy, magra de cabelos curtos, olhos grandes, e cílios inferiores pintados com delineador.
No Brasil, a jovem guarda fazia sucesso na tv Wanderléia de minissaia e Roberto Carlos com roupas coloridas iniciavam um período histórico para a moda brasileira.
Twiggy
Minisaia

Anos rebeldes!Os anos 70 foram repletos de estilos diversos, o hippie,com as calças boca de sino, botas, vestidões, lenços, franjas em bolsas e cintos, e muito colorido faziam a composição do estilo que apoiava a paz e o amor. As mulheres da época deitavam no chão para fecharem o jeans, os punks trocavam tudo que era natural pelo 'artificial', fora o algodão e viva o plástico. Em 1969, o festival de Woodstock foi um dos grandes responsáveis pela difusão dos hippies, um dos ícones dessa época, foi a cantora Janis Joplin. A moda brasileira também sofre influencias dos movimentos artísticos do período, entre eles estão a bossa nova, o tropicalismo, e as músicas de protesto. Nesse período também acontece a liberação de biquinis, topless, miniblusas, as mulheres agora se vestem do jeito que quiserem.
No Brasil,muitas vezes a moda teve carácter de protesto, contra a ditadura militar que estava em vigor desde 64, a moda se influenciava pelo desejo de expressão, um desses exemplos foi Zuzu Angel, que procurou mostrar para o mundo, através de suas criações, o momento escuro que o país passava. Ela valorizou a riqueza da cultura popular brasileira, através de roupas com bordados e rendas típicas do país. Também com o uso de tecidos naturais em suas coleções, ela retratou uma época através de suas cores e estampas. A moda da década de 1970 não apenas refletiu os acontecimentos, mas fez parte das mudanças sociais e ideológicas ocorridas no período.




Pode-se dizer que uma das inspirações para a moda dos anos 80 foi a febre da geração saúde com a ginástica aeróbica, o exagero das cores e estampas de animais dominavam. Na maquiagem, as mulheres usavam muito colorido, sombras fortes e batom com cores vivas, sempre na linha exótica e chamativa. Os acessórios não poderiam ficar de fora da moda futurista, o acrílico e o plástico entraram em alta, nas mais variadas cores, geralmente cintilantes. Por terem um aspecto do futuro e um baixo custo, pulseiras, brincos e colares deste material foram a grande sensação. Madonna, apesar de não fazer o estilo pop-melancólico, e sim extremamente alegre, influenciou a sociedade com seu estilo livre e despudorado, com cores vibrantes e cortes exóticos. No mesmo estilo, fizeram grande sucesso cantoras como Cindy Lauper e a brasileira Xuxa.
Os anos 80 seguem o charme e a sofisticação dos anos 60, porém com um certo exagero.Nesta década, os japoneses marcaram posição no cenário internacional. Em um universo tecnológico (o Atari surgiu nessa época), a moda inspirou-se no Japão, emergente com suas novidades, e em tudo o que fosse electrónico: neons, computadores, automáticos, etc.

Croqui atual, da nova marca de roupas da cantora Madonna.

Um comentário: